sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Alunos conhecem a história de Maurício de Nassau



No dia 25, alunos das 8ª séries e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de visitar o Instituto Ricardo Brennand para mais uma aula de cultura. Tiveram uma palestra sobre o período do Brasil holandês, admiraram pinturas de Eckout e como ele retratava a nossa terra e, por fim, assistiram à peça “Histórias de Além–Mar”.


O espetáculo infanto-juvenil retrata a vinda de Nassau a Pernambuco e as relações culturais existentes entre Brasil e Holanda nos séculos XVII e XXI. A influência que o conde Maurício de Nassau exerceu em Pernambuco e, numa licença poética, o que representou para ele, especialmente no quesito emocional, esta experiência de vida, também foi abordada no espetáculo.
A peça é uma produção conjunta brasileira/holandesa entre a Remo Produções Artísticas e o Teatro Munganga. Os cinco atores Andrêzza Alves, Júnior Aguiar, Arthur Canavarro, Marinho Falcão e Carlos Ferrera, estavam em cena munidos de músicas, figurinos de época, alfaias, um manto indígena e vários pontos de vista. Eles revivem este período e encenam situações da época Nassoviana no Brasil, fazendo interpretações críticas sobre o assunto, para que a história possa ser revista de diferentes ângulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário