sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Escola Alberto Torres participa de movimento em defesa da Mata Uchôa


Estudantes da Escola Alberto Torres mais cinco escolas da rede estadual de ensino foram às ruas, na quarta-feira (7), para alertar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. O IX Movimento ecológico, promovido pela Escola Presidente Humberto Castello Branco, reuniu cerca de 3 mil pessoas entre estudantes e moradores do bairro de Tejipió e contou, ainda, com a participação, ainda, das escolas Senador Paulo Pessoa Guerra, Marcelino Champagnat, Trajano de Mendonça e o Centro de Estudos Supletivos Poeta Joaquim Cardozo. Cada escola teve uma cor definida, tendo a EAT ficado com a cor amarela com a qual foram produzidos vários adereços que representavam a importância da defesa do Meio Ambiente.

Criado em 2001, o projeto se propõe a chamar atenção da população para os riscos da destruição das matas, da poluição do ar, do desperdício de água e acúmulo de lixo. Este ano o tema central do evento é a conservação da Mata do Engenho Uchôa, reserva ecológica de fauna e da flora, localizada no bairro.

Para o gestor da Escola Humberto Castello Branco, e um dos organizadores do evento, José Hildemarcos Silva, a principal proposta da caminhada é conscientizar os estudantes e a comunidade para a necessidade de se cuidar do meio ambiente e atingir assim uma melhor qualidade de vida para todos. “Essa ação pedagógica desperta a consciência ecológica nos alunos e permite que eles compreendam a importância do meio ambiente.”, afirmou.

A estudante de 15 anos Raianny Nataly, do primeiro ano do Ensino Médio, pretende levar os ensinamentos que aprendeu na escola para toda a vida. “Só quem tem a ganhar somos nós com um meio ambiente preservado”, contou a aluna que participa pela primeira vez do movimento. Para auxiliar de enfermagem Sandra Medeiros, moradora do bairro há 40 anos, a passeata precisa receber cada vez mais adesão da sociedade para reforçar a luta pelas riquezas naturais do Brasil. “Temos que fazer mais e mais eventos como esse, pois a natureza é um bem que tem de ser preservado para os nossos filhos, netos e bisnetos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário